Os chamados “ direitos sociais” dizem respeito ao atendimento das necessidades básicas dos seres humanos. São todos aqueles que devem repor a força de trabalho, sustentando o corpo humano – alimentação, habitação, saúde e educação. Referem-se, portanto, ao direito ao trabalho, a um salário decente e, por extensão, ao chamado “salário social”, relativo ao direito à saúde, educação e habitação. O que dizer do atendimento desses direitos aqui na cidade de Tibau(Rn), quando se sabe que a maioria da população se encontra em situação de clamorosa injustiça e pobreza?
É oportuno ressaltar a importância que assumiram os direitos sociais na atualidade. É precisamente sobre esses direitos que os detentores do capital e do poder tem construído a sua concepção de cidadania. Com ela, procuram “administrar” a classe trabalhadora, mantendo-a passiva, receptora desses direitos, que supostamente devem ser agilizados pelos empresários e pelos governantes.
Convém lembrar, todavia, que, ao mesmo tempo , essa concepção de cidadania faz parte de um conjunto de modificações do capitalismo moderno que pode acenar para o surgimento de uma sociedade melhor.
Se, de um lado, isso pode ser um engodo, de outro pode vir a tornar-se realidade se os trabalhadores, cidadãos subalternizados, reverterem o quadro e procurarem ocupar efetivamente os espaços acenados para os “direitos sociais” antes enfocados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário