ATITUDES DO BOM OUVINTE
Em
geral, falamos muito e ouvimos pouco. Comumente, nossa capacidade de ouvir é
pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da palavra falada, do diálogo, da
comunicação.
AO OUVIR ALGUÉM:
01-
COLOQUE-SE EM FRENTE do interlocutor e olhe para ele, quando você o ouve. Isto
facilita a comunicação.
02-
OUÇA SEM INTERROMPER, mesmo quando esteja em desacordo. Dê ao outro
oportunidade de expressar-se até o fim.
03-
Enquanto ouve, não faça outra coisa. Evite distrair-se com sons ou acontecimentos
do ambiente. Concentre-se totalmente EM OUVIR PESSOAS. Todos estão ávidos de
atenção. Quem não gosta de ser ouvido?
04-
Manifeste desejo de conhecer como pensam os outros. Todos gostam de ser objeto
de interesse.
05-
NÃO PREPARE A RESPOSTA ENQUANTO O OUTRO FALA. Se assim fizer, não compreenderá
ou aprenderá em parte o que o outro tem a dizer e, conseqüentemente, sua
resposta poderá não ser adequada ao que o outro solicitou. Daí, surgem os
desentendimentos, discussões inúteis, os diálogos de surdos.
06-
Antes de dar a sua opinião ou falar alguma coisa, certifique-se que
compreendeu, REPETINDO O QUE OUVIU. Principalmente, quando seu modo de pensar
difere de seu interlocutor, pois talvez sejam os momentos mais difíceis de se
escutar o outro com atenção.
07-
OUÇA PARA COMPREENDER E NÃO PARA RESPONDER. Isto significa que seu primeiro
objetivo, ao ouvir alguém, deverá se tentar compreender exatamente o que ele
pretende comunicar-lhe. A resposta virá depois.
08-
Muitas vezes a aparência engana. Não julgue pelo modo de vestir, de falar,
pelas expressões, pelo jeito do outro, se o que a pessoa tem a falar vale ou
não ser ouvido.
09-
Não antecipe o que o outro vai dizer, mesmo que você tenha certeza do fim. A
pessoa sente-se desrespeitada, desvalorizada, podendo agredir e impedindo a
comunicação eficiente. Um pouco de paciência nunca é demais.
10-
Tome cuidado para que suas preocupações e preconceitos não se integrem à
mensagem e crie em você o hábito da distorção.
11- Não se deixe levar pelas emoções,
selecionando, ou seja, ouvindo só o que lhe convém ou adaptando o que ouve às
próprias conveniências.
12-
Não desligue, mesmo que suas convicções estejam abaladas. A opinião do outro
pode abrir-lhe novas perspectivas. O espírito aberto enriquece-se mais.
13-
Tente descobrir os fatos que a levam a selecionar o que ouve e a desligar:
preconceitos, tabus, invejas, insegurança, sentimento de inferioridade e
inferioridade, hostilidade, desejo de dominar, rivalidade, etc.
14-
Quando ouve, destinga FATOS de opiniões e impressões. Muitos desentendimentos
surgem porque confundimos fatos, acontecimentos, com opiniões, impressões,
interferências.
15-
Ouça TUDO o que o outro diz. Evite registrar apenas os pontos discutíveis ou
falhas.
16-
Enquanto ouve, esforce-se para compreender o ponto de vista do outro, “procure
entrar na pele do outro”. Tente perceber como o outro percebe. EU, VOCÊ, TODOS
PRECISAM SER OUVIDOS PARA SENTIREM-SE MAIS VALORIZADOS.
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