segunda-feira, 30 de julho de 2012

ATITUDES DO BOM OUVINTE


ATITUDES DO BOM OUVINTE

Em geral, falamos muito e ouvimos pouco. Comumente, nossa capacidade de ouvir é pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da palavra falada, do diálogo, da comunicação.

AO OUVIR ALGUÉM:

01- COLOQUE-SE EM FRENTE do interlocutor e olhe para ele, quando você o ouve. Isto facilita a comunicação.

02- OUÇA SEM INTERROMPER, mesmo quando esteja em desacordo. Dê ao outro oportunidade de expressar-se até o fim.

03- Enquanto ouve, não faça outra coisa. Evite distrair-se com sons ou acontecimentos do ambiente. Concentre-se totalmente EM OUVIR PESSOAS. Todos estão ávidos de atenção. Quem não gosta de ser ouvido?

04- Manifeste desejo de conhecer como pensam os outros. Todos gostam de ser objeto de interesse.

05- NÃO PREPARE A RESPOSTA ENQUANTO O OUTRO FALA. Se assim fizer, não compreenderá ou aprenderá em parte o que o outro tem a dizer e, conseqüentemente, sua resposta poderá não ser adequada ao que o outro solicitou. Daí, surgem os desentendimentos, discussões inúteis, os diálogos de surdos.

06- Antes de dar a sua opinião ou falar alguma coisa, certifique-se que compreendeu, REPETINDO O QUE OUVIU. Principalmente, quando seu modo de pensar difere de seu interlocutor, pois talvez sejam os momentos mais difíceis de se escutar o outro com atenção.

07- OUÇA PARA COMPREENDER E NÃO PARA RESPONDER. Isto significa que seu primeiro objetivo, ao ouvir alguém, deverá se tentar compreender exatamente o que ele pretende comunicar-lhe. A resposta virá depois.

08- Muitas vezes a aparência engana. Não julgue pelo modo de vestir, de falar, pelas expressões, pelo jeito do outro, se o que a pessoa tem a falar vale ou não ser ouvido.

09- Não antecipe o que o outro vai dizer, mesmo que você tenha certeza do fim. A pessoa sente-se desrespeitada, desvalorizada, podendo agredir e impedindo a comunicação eficiente. Um pouco de paciência nunca é demais.

10- Tome cuidado para que suas preocupações e preconceitos não se integrem à mensagem e crie em você o hábito da distorção.

11-  Não se deixe levar pelas emoções, selecionando, ou seja, ouvindo só o que lhe convém ou adaptando o que ouve às próprias conveniências.

12- Não desligue, mesmo que suas convicções estejam abaladas. A opinião do outro pode abrir-lhe novas perspectivas. O espírito aberto enriquece-se mais.  

13- Tente descobrir os fatos que a levam a selecionar o que ouve e a desligar: preconceitos, tabus, invejas, insegurança, sentimento de inferioridade e inferioridade, hostilidade, desejo de dominar, rivalidade, etc.

14- Quando ouve, destinga FATOS de opiniões e impressões. Muitos desentendimentos surgem porque confundimos fatos, acontecimentos, com opiniões, impressões, interferências.

15- Ouça TUDO o que o outro diz. Evite registrar apenas os pontos discutíveis ou falhas.

16- Enquanto ouve, esforce-se para compreender o ponto de vista do outro, “procure entrar na pele do outro”. Tente perceber como o outro percebe. EU, VOCÊ, TODOS PRECISAM SER OUVIDOS PARA SENTIREM-SE MAIS VALORIZADOS.

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