sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A PAZ...

Tida como utópica para uns, como um estado de perfeição para outros, certamente esta pequena palavra nunca terá uma única definição...
Quem disse que a PAZ se conquista com a guerra? Tida como utópica para uns, como um estado de perfeição para outros, certamente esta pequena palavra nunca terá uma única definição.
A conquista da PAZ entre os componentes de um grupo; seja de uma pequena família, uma comunidade, uma cidade, um país ou até mesmo de toda a humanidade deverá passar por algumas etapas:
1. A aceitação por parte de cada indivíduo da sua própria individualidade. Deus nos fez único, ímpar. A aceitação de sua maneira de ser, física, emocional, social e até mesmo financeira causará um grande conforto e PAZ no indivíduo, facilitando seu relacionamento com outros seres; isto não significa que o ser humano não deverá lutar para sua melhoria e crescimento em qualquer área que queira, entretanto isto não deverá ser causa de conflito interno.
2. A aceitação da maneira de ser do outro. Eu posso até não concordar com o modo de agir ou de pensar de meu irmão, de meu vizinho, de meu chefe ou de uma outra pessoa que mora a milhares de quilômetros de distância de mim, mas jamais terei o direito de impor minhas vontades, meus padrões e meus valores a estas pessoas. A não observação deste fato é uma das principais causa de tantos conflitos políticos e religiosos. Isto não significa que de uma maneira civilizada e inteligente não poderei mostrar ao outro meu ponto de vista, e reciprocamente observar o ponto de vista do outro. A verdade depende dos filtros com que observamos as coisas que acontecem ao nosso redor. A mudança de opinião não deverá ser considerada como uma derrota, mas como uma oportunidade de crescimento.
3. A compreensão das relações existentes na sociedade nos levará a um estado dePAZ. Isto também não significa que deveremos concordar com todas elas, entretanto se temos a consciência que estamos trabalhando para a construção de um mundo mais equilibrado, mais ecológico em todos os sentidos sabemos que a perfeição entre estas relações apesar de parecer utópico tende a melhorar dia após dia.
Enfim podemos dizer que a PAZ começa em cada um de nós, e depende de cada um de nós.    
Muita PAZ para todos vocês.
Ir.'. Edson Inácio
Loja Cavaleiros da Fraternidade nº 1353
Salvador-BA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário