Origem do Iluminismo:
Este espirito formou-se na Holanda que no século XVII,era um país de economia de mercado desenvolvida e poder politico controlado por uma burguesia prospera culta e tolerante.Devido ao clima de liberdade,a Holanda calvinista daquela epoca tornara-se um polo de atração para os intelectuais estrangeiros perseguidos por suas opiniões ou atitudes.Lá encontravam-se pensadores que combatiam os Stuart na Inglaterra e os Bourbon na França ,além de judeus e hereges atormentados pela inquisição católica.A Holanda era uma incruzilhada de idéias que conviviam lado a lado e respeitando-se mutuamente,seitas religiosas destintas, judeus e cristãos.
Este movimento desenvolveu-se na França neste mesmo periodo e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
Os ideais iluministas
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.
O apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e este passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero.
Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.
No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.
Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a idéia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.
A difusão do iluminismo acabou abrindo portas para novas interpretações da economia e do governo. A fisiocracia(teoria economica) defendia que as produções das riquezas dependiam fundamentalmente da terra. As demais atividades econômicas era apenas um simples desdobramento da riqueza produzida em terra. Além disso, a economia não poderia sofrer a intervenção do Estado, pois teria formas naturais de se organizar e equilibrar.
Ao mesmo tempo, o iluminismo influenciou as monarquias nacionais que viam com bons olhos os princípios racionalistas defendidos pelo iluminismo. Essa adoção dos princípios iluministas por parte das monarquias empreendeu uma modernização do aparelho administrativo com o objetivo de atender os interesses dos nobres e da burguesia nacional.
Pensamentos Iluminista:
Um traço marcante dos iluminista era o otimismo. Eles acreditavam que, ao espalhar-se entre os homens, a razão conduziria ao progresso.Com o tempo, a ignorância, fruto da irracionalidade, desapareceria e teríamos então uma humanidade esclarecida. Era a crença no progresso constante da humanidade que os fazia otimistas. O triunfo da humanidade era para eles uma certeza. Por acreditarem que o acesso ao conhecimento conduzia ao progresso e a felicidade, os iluministas se encatavam com as descobertas cientificas.
Um sinal do progresso da humanidade seria o desaparecimento das fronteiras politicas e culturais e o surgimento de uma única cultura partilhada por todos os homens. Para os pensadores iluministas, as criações nacionais,ou seja, tudo aquilo que era tipico de um determinado povo ou cultura, constituiam restos de um tempo de atraso e escuridão.
Da noção iluminista de progresso deriva a idéia de civilização que tinham aqueles pensadores. Civilização para eles, era o que os europeus haviam criado.Todos os outros povos deveriam evoluir do estágio primitivo em que se encontravam para o da civilização.Assim, os asiáticos e africanos vistos na Europa do seculo XVII como “povos atrasados” poderiam alcançar a civilização entrando em contato com os europeus. O progresso para os iluministas, era linear e ilimitado.
Parte dos iluministas eram materialista, mas a maioria acreditavam em Deus e o consideravam a “razão suprema”, e ou “relojoeiro de universo”, aquele que criou o mundo e o pôs para funcionar como a engrenagem de um relógio em bom estado: de modo preciso e regido por leis naturais. Conhecer essa leis eram sinal de progresso. Quanto a vida social,os iluministas consideravam que era o homen o responsavel pelos males(as desigualdades,os conflitos e as guerras etc.),e era tambem o homen que através de suas ações, iluminadas pela razão, iria pôr fim a essas tragédias.
Principais filósofos
iluministas
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- René Descartes concebeu um modelo de verdade incontestável. Segundo este autor, a verdade poderia ser alcançada através de duas habilidades inerentes ao homem:
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- René Descartes concebeu um modelo de verdade incontestável. Segundo este autor, a verdade poderia ser alcançada através de duas habilidades inerentes ao homem:
Duvidar e
Refletir.
- Isaac
Newton. Por meio de seus experimentos e observações, Newton conseguiu
elaborar uma série de leis naturais que regiam o mundo material. Tais
descobertas acabaram colocando à mostra um tipo de explicação aos fenômenos
naturais independente das concepções de fundo religioso. Dessa maneira,
a dúvida, o experimento e a observação seriam instrumentos do
intelecto capazes de decifrar as “normas” que organizam o mundo. - Montesquieu (1689-1755) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”. Antes mesmo da Sociologia surgir, Montesquieu levantou questões sociológicas, e foi considerado um dos precursores da sociologia,ele defendeu a divisão do poder politico em Legislativo, Executivo e Judiciário.
- Voltaire (1694-1778) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das idéias iluministas. Segundo historiadores, as correspondências de Voltaire eram concluídas sempre com o mesmo termo:
(Esmagai a
infame). A infame a que se referia era a Igreja católica.
- Denis
Diderot (1713-1784) – Dedicou parte de sua vida à organização da
primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.- Jean Le Rond D’Alembert (1717-1783) – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Suas idéias eram por vezes contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.
- John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do Empirismo(é um movimento que acredita nas experiencias como unica ou principais formadoras de ideias).
O movimento iluminista utilizou da razão no combate a fé na Igreja e a idéia de liberdade para combater o poder centralizado da monarquia. Com essa essência transformou a concepção de homem e do mundo.
A partir do iluminismo surgiu outro movimento, de cunho mais econômico e político: O LIBERALISMO.
Conclusão:
Creio que este marco na historia foi um dos principais impulsos para a liberdade intelectual e filosofica da humanidade que vivia as rédeas da igreja e do autoritarismo. O otimismo e a iniciativa destes homens deve nos fazer refletir que para algo ser mudado deve se dar o primeiro passo mesmo que seja lento e relutante.
Se o conhecimento é algo que se constrói, esta construção é infinita afinal, a razão humana tem muito a ser explorado.
“ Quem quiser chegar a ser o que não é, deverá principiar por deixar de ser o que é”
(Raumsol)
Ir.'. José Cardoso de Azevedo
Neto
ARLS Colunas da Real Fraternidade nº 682
GLESP - Or.'. de São Paulo
ARLS Colunas da Real Fraternidade nº 682
GLESP - Or.'. de São Paulo
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